Diretor do Sindicato Sinergia afirma que empresa Delta contratada pela Chesf para administrar o Hospital Nair Alves de Souza está com CND atrasada e devendo ao Governo Federal.


Durante toda Quinta a imprensa local noticiava a situação de 200 funcionários do HNAS contratados pela empresa DELTA. Os funcionários estão há 3 meses sem receber salários, e o diretor do Sinergia Francisco Melo falou sobre o assunto:

Essa situação tem jeito de se resolver o mais rápido possível?

Dir. Francisco Melo- É preocupante a questão da Delta está com a CND atrasada e os encargos do Governo Federal, e por conta disso a Chesf não libera as três faturas que tem da Delta presa, segundo Valdir os valores chegam a 1 milhão de reais, o próprio Valdir e o Sindesaúde vai tentar junto ao Ministério do Trabalho uma mediação para a Chesf liberar o dinheiro que tem preso aos funcionários.

O Sinergia mesmo não sendo o sindicato da categoria está dando todo apoio.

A ordem para os pagamentos veem de recife ou a APA já podia ter resolvido a situação?

Dir. Francisco Melo - Na verdade por conta dos encargos que a Delta está devendo, dos impostos que o governo precisa recolher, o dinheiro não pode ser liberado, um dos diretores da Delta pediu que a Chesf pagasse diretamente aos funcionário, ocorre que a lei não permite.

Porém, intermediado pelo Ministério Público, pode ser que libere. O problema é que já está muito atrasado, a Chesf está dando a comida, mas tem outros problemas: aluguel, supermercado, água e luz, enfim todas as contas que precisam ser pagas.

Após as informações do diretor de sindicato ficam as dúvidas, as dividas da terceirizada foram contraídas antes ou depois de ganhar a licitação? A Delta com tanta divida poderia participar de licitação? A Chesf tinha conhecimento da situação?

Redação com informações de Ivone Lima.