Epidemia de Grilos em Paulo Afonso, insetos estão invadindo residências e causando transtornos aos moradores.

 Grilos estão aos montes espalhados pela cidade.

Moradores de Paulo Afonso, estão assustados com a quantidade de Grilos, que vem aparecendo dentro das casas, quando menos esperamos olha eles lá, debaixo da cama, dentro do Sapato em cima da cama e passeando pela sala, cozinha em todas as áreas das residências. O ruim é o barulho que esses insetos fazem deixando as pessoas até um pouco irritadas.

 Segundo eles, os insetos invadem residências, fazem barulho e danificam as roupas. A praga de insetos começou há cerca de três semanas, entretanto ainda não se viu nenhuma ação da Vigilância Epidemiológica para investigar o caso.

"Eu diria que tem uma quantidade de grilos acima do normal. Está aparecendo em quase todo muncípio. Zona rural a mesma coisa. Além do incômodo de abrir a porta de casa e encontrar eles, tem essa questão de estarem comendo a roupa", afirma uma moradora do Abel Barbosa.

"Fica um transtorno porque eles estão em todos os lugares, nas casas, nas ruas. Para dormir a gente, que está acostumado a acordar cedo, não tem problema. Mas o barulho realmente é muito grande", reclama Paulo Henrique, morador do bairro Centenário.

De acordo com os biólogos é comum que estes insetos estejam surgindo, pois a fêmea põe os ovos no chão durante o outono e as crias nascem na primavera seguinte, portanto esta é a época em que estão presentes em todas as regiões do país, inclusive em nossa cidade.

Estudiosos dizem que, nessa época do ano, ocorre a reprodução dos animais, mas ainda não sabem explicar o motivo de tamanha quantidade. Fatores como aumento de temperatura, redução da presença de predadores naturais e alterações na oferta de comida podem influenciar.

Como as plantas que servem de comida aos grilos estão cada vez mais escassas, eles acabam invadindo áreas urbanas.

redação com informações de Luiz Brito.