Ministério da Saúde corta recursos financeiros de 75 cidades da Bahia por causa de irregularidades, Paulo Afonso e Glória estão de fora da lista.


Os prefeitos reclamam da falta de verbas para a saúde, mas não fazem o dever de casa para ter os recursos do governo federal. 75 cidades baianas terão os recursos suspensos pelo Ministério da Saúde por conta de irregularidades na administração.

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta (2) afirma que a transferência de recursos será suspensa em 1.027 municípios de todo o país.

O móvito é o não cadastramento dos serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e a não alimentação regularmente do Sistema de Informação Ambulatorial.

A portaria entra em vigor com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano. Os municípios prejudicados são:

Adustina, Aiquara, Almadina, Angical, Barra, Barro Alto, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Boninal, Bonito, Brejões, Caetanos, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Capim Grosso, Caraíbas, Catolândia, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Cotegipe, Cravolândia, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Ibiquera, Ichu, Ilhéus, Ipupiara, Itacaré, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamari, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapitanga, Itiruçu, Ituberá, Lamarão, Lapão, Mairi, Manoel Vitorino, Mansidão, Maraú, Marcionílio Souza, Milagres, Morpará, Morro do Chapéu, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Nova Redenção, Novo Triunfo, Paratinga, Piritiba, Potiraguá, Retirolândia, Riacho de Santana, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santo Amaro, São Domingos, Saubara, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Sento Sé, Sítio do Quinto, Taperoá, Uibaí, Valença, Várzea do Poço, Varzedo e Vereda.

Fonte: Bahia todo dia.