TV Sul Bahia com sinal digital em Paulo Afonso e Alagoinhas no canal 40.


O sinal digital da TV Sul Bahia filiada a Rit já funciona desde Setembro de  2013.

O sinal em alta definição que em inglês é chamado de High Definition HD está disponível em Teixeira de Freitas Itabuna Ilhéus e Porto Seguro através do canal 40.

A consignação para transmissão digital foi concedida à TV Sul Bahia desde 17 de setembro de 2010 Até o final de agosto deste ano a Bahia já possuía 79 novas consignações em 61 cidades publicadas no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério das Comunicações as emissoras devriam ativar seus transmissores digitais até o fim de 2013.

Com a implantação dessa nova tecnologia, os telespectadores vão poder assistir à TV Sul Bahia com melhor qualidade de som e imagem. Além disso, a programação da emissora poderá ser vista, por exemplo, em equipamentos como tablet, GPS e celulares com captação do sinal digital.

Das vantagens

Em entrevista ao Sulbahianews o supervisor técnico da TV Sul Bahia Geraldo Dutra explicou as vantagens do sinal digital que vão além da qualidade das imagens em definições.

Ele explica que o novo sinal permite que a emissora atenda a mesma demanda com um transmissor de menos potência para se ter uma ideia o sinal analógico da TV Sul Bahia é disponibilizado por um transmissor de 2 mil watts enquanto o transmissor do sinal de digital é de apenas 700 a diferença entre os padrões é bastante superior e o transmissor digital é quatro vezes mais potente que o analógico além de permitir a transmissão de quatro programações diferentes em uma só frequência observou.

Obtendo o sinal digital

As TV s atualmente disponibilizadas no mercado já possuem conversor interno para captação do sinal digital As mais antigas precisam de um conversor a parte que pode ser adquirido em lojas de eletroeletrônicos A sintonia deve ser feita em uma antena UHF

TV Sul Bahia abrangência

Além das cidades com sinais digitais, a TV Sul Bahia é transmitida para todo extremo sul da Bahia no sul do estado as cidades de Itabuna e Ilhéus também recebem o sinal no nordeste baiano.

A emissora também pode ser sintonizada em Alagoinhas e Paulo Afonso, Fora da Bahia, funciona em São Paulo, a transmissão chega a grande São Paulo e nove cidades circunvizinhas à capital paulista ainda em São Paulo o sinal também é captado em Bragança Paulista e São José dos Campos.