Em nova Pesquisa do Datafolha Dilma passa Aécio Neves no segundo turno da eleição, rejeição ao Tucano aumenta para 40%.


São Paulo – A presidente Dilma Rousseff (PT) passou pela primeira vez o candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno da eleição presidencial, diz o Datafolha.
Segundo o levantamento, a petista tem 52% dos votos válidos (que desconsideram os brancos e nulos), contra 48% do tucano. Mas, apesar da vantagem numérica da presidente, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

Considerando todos os votos, Dilma tem 46% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais que o registrado na última pesquisa. Aécio aparece com 43%, dois pontos a menos.

Os votos brancos e nulos somaram 5% do eleitorado, e 6% não souberam responder.

Esta também é a primeira pesquisa do instituto que mostra a taxa de rejeição de Aécio numericamente maior do que a de Dilma. Os que não votarão em Aécio "de jeito nenhum" são 40%, dois pontos percentuais a mais que o mostrado no último levantamento.

Os que não votariam em Dilma foram 39% dos eleitores, três pontos a menos.

Para chegar a esses resultados, o Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios nesta segunda-feira. Essa amostragem foi menor do que a da última pesquisa, tanto em número de entrevistados, quanto no número de cidades.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Avaliação

O Datafolha também apurou a avaliação do eleitorado do governo Dilma. A avaliação positiva subiu para 42%, o maior patamar desde junho do ano passado, período das grandes manifestações de rua. Durante esses protestos, a avaliação caiu de 57% para 30%.

Os eleitores que avaliaram o governo como ruim ou péssimo foram 20%, menor patamar desde novembro de 2013. Os que consideram o governo regular foram 37%  e 43% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom.

Fonte: Exame.