PESUISA DATAFOLHA: Dilma tem 51% e Aécio, 49%, no Rio de Janeiro, tucano sofre nova derrota em pesquisas.


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida presidencial apenas com eleitores do Rio de Janeiro.

Dilma Rousseff (PT) – 51%
Aécio Neves (PSDB) - 49%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal 'Folha de São Paulo'.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que não sabem ou não opinaram, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Dilma - 43%
Aécio - 41%
Brancos e nulos - 9%
Não sabe ou não respondeu - 6%

Os percentuais de cada informação estão arredondados sem casas decimais. Por esse motivo, a soma simples deles pode dar 99% ou 101%.

O Datafolha ouviu 1.486 eleitores em 36 municípios no dia 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo RJ-00069/2014 e no Tribunal Superior eleitoral sob o registro BR-01098/2014.

Fonte: G1.