ATENÇÃO: Petrobras anuncia aumento no preço de combustiveis, estatal pede alta de 5% na Gasolina.


Deve sair hoje (4) a definição sobre o reajuste da gasolina em todo o país. O Conselho de Administração da Petrobras dará continuidade a reunião que iniciou na última sexta-feira, mas foi interrompida.

Nos postos de abastecimento da cidade, o litro da gasolina varia entre R$ 3,14 a 3,39. A previsão é que o reajuste seja de 4% para gasolina e de 8% para o diesel. Segundo o Presidente do Sindicombustíveis, José Augusto, ainda não dá para prever o valor real do aumento. “Não sabemos qual é a expectativa da Petrobras, por isso não sabemos quanto será o aumento.

O que temos são especulações”, afirmou. Ele confirmou, no entanto, que ontem houve o aumento dos tributos do estado, o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços). “Aqui para o nosso estado, houve o aumento do ICMS, e estamos na expectativa que haja também um aumento da Petrobras nos próximos dias”, disse Augusto. Enquanto a decisão não chega, nos principais Postos de Combustíveis de Salvador a procura aumentou, principalmente no final de semana.

É que os baianos estão se precavendo e enchendo os tanques antes do aumento. O frentista do Posto Ipiranga da Avenida Bonocô, confirmou que a procura foi grande. O mesmo aconteceu nos Postos da 7 Portas, Bonocô, Centro da cidade e Brotas. “Os clientes estão procurando completar logo, com medo do aumento. O que já está alta vai aumentar ainda mais, e dói no bolso deles”, disse o frentista Jacson Santos.

Para o presidente do Sindicombustíveis, não há porque correr para os postos, pois é preciso ter cautela. “O mercado está em espera, o consumidor tem que ter calma e aguardar a decisão do governo federal. Afinal, a gente abastece hoje e daqui a três dias tem que abastecer novamente, então não há porque correr para um posto”, disse. Porém, para muitos motoristas abastecer antes do aumento faz a diferença.

Entre os taxistas, a opção é encher o tanque, de forma mais barata. “Vou abastecer hoje, porque aumentou a pouco tempo e já vai aumentar de novo. Não vou nem correr o risco de esperar”, afirmou o taxista, Emanoel Cintra. O frentista Dário de Jesus, disse que o aumento maior foi no final de semana. “Teve uma procura boa, sexta e sábado principalmente.

Todos perguntando se o preço vai aumentar, querendo encher o tanque”, revelou. Já o motorista Alan Delon, achou um absurdo o possível aumento. “Já está caro demais. Ainda não abasteci, mas vou esperar né, não tem outro jeito”, disse.

Na Av. Djalma Dutra, a procura também foi intensa. “Não formou filas, mas algumas pessoas procuraram para completar o tanque já pensando nesse aumento que estão falando”, afirmou o frentista do Menor Preço, Flávio Muniz.

Por Tamirys Machado do Tribuna da Bahia.