BRASIL GOLEIA O URUGUAI POR 4 X 0


JB Online

MONTEVIDÉU, URUGUAI - Foi uma goleada para lavar a alma do jejum de 33 anos sem vitória no estádio Centenário, em Montevidéu. Neste sábado, o Brasil impôs 4 a 0 sobre o Uruguai, com gols de Daniel Alves, Juan, Luis Fabiano e Kaká.

Com o resultado, a Seleção Brasileira assume a liderança das Eliminatórias sul-americanas da Copa de 2010, beneficiada pela derrota do Paraguai para o Chile, por 2 a 0. Ambas as equipes somam 24 pontos, mas o Brasil tem 18 gols de saldo, contra 8 dos paraguaios.

Essa foi apenas a terceira vitória brasileira contra oito derrotas na história do Centenário. Os grandes destaques do time de Dunga foram Daniel Alves, Luis Fabiano e o goleiro Júlio Cesar, que mais uma vez brilhou com excelentes defesas.

O jogo começou sem muitas oportunidades das duas equipes até que aos 11 minutos o lateral-direito Daniel Alves arriscou um chute da intermediária. A bola quicou à frente do goleiro Viera, que deixou passar e engoliu um frangaço. Três minutos depois Perez recebeu na área, chutou cruzado e a bola entrou, mas a arbitragem marcou corretamente o impedimento.

Empurrado pela torcida, o Uruguai partiu para cima do Brasil e assutou novamente aos 18. Suarez cobrou falta, a bola bateu no peito de Eguren e antes de Alvaro Pereira completar, Daniel Alves apareceu para tirar. O lateral-direito do Barcelona salvou a Seleção mais uma vez ao desviar um chute uruguaio que já tinha passado por Júlio Cesar. Aos 26 minutos, Max Pereira cruxa e Eguren cabeceia rente ao gol brasileiro.

Tentando sair do sufoco, o Brasil passou a jogar mais no campo de ataque. Aos 32, Luis Fabiano foi derrubado pelo zagueiro adversário, mas o árbitro argentino Saúl LAverni deixou de marcar pênalti. Três minutos depois saiu o segundo gol. Elano cobrou escanteio na direita, Juan subiu e Viera fez grande defesa. No rebote, o zagueiro uruguaio tirou para o lado e bola sobrou de novo para Elano. O meia cruzou para Juan, que desta vez venceu o goleiro.

Aos 38, começou a brilhar a estrela de Julio Cesar. Alvaro Pereira entrou sozinho na área e o camisa 1 fez milagre ao deviar a bola para escanteio. Aos 44, Suarez entrou cara a cara e Júlio Cesar fez outra grande defesa.

No segundo tempo, foi a vez do artilheiro da Seleção Brasileira entrar em cena. Aos 6 minutos, Kaká tocou para Elano, que abriu para Luis Fabiano. O atacante ajeitou e soltou uma bomba indefesnável para Viera, marcando seu sétimo gol na competição: Brasil 3 a 0.

Luis Fabiano continuou levando perigo. Aos 13, o atacante avançou pela direita e chutou cruzado para ótima defesa de Viera. Logo depois, Kaká fez linda jogada individual e rolou para o camisa 9, chutar em cima do goleiro. Porém aos 19, Luis Fabiano recebeu na área, deu um toque para passar por Viera e em seguida pulou para evitar o choque. O árbitro entendeu que ele tentou simular um pênalti e aplicou o segundo cartão amarelo ao jogador, que foi para o vestiário mais cedo. Foi a senha para Dunga fazer sua primeira alteração, lançando Ramirez no lugar de Elano.

O vitória brasileira se transformou em goleada aos 28. Daniel Alves lançou Kaká que foi derrubado dentro da área. O prórpio Kaká cobrou com categoria para aumentar: 4 a 0.

Aos 35, Júlio Cesar mostrou que seu repertório de defesas é amplo ao defender de forma espetacular uma cabeçada de Abreu. o atacnte uruguaio, que entrara no segundo tempo, voltou a oferecer perigo com um chute na trave.

Com os três pontos garantidos, Dunga resolveu mexer no fim do jogo, trocando Robinho por Josué e Kaká por Júlio Baptista. Mas a esta altura os 52 mil uruguaios que foram ao Centenário já se preparavam para voltar para casa.