Empresas investigadas são parceiras da prefeitura


A Prefeitura de Salvador mantém contratos de aluguel de veículos com as empresas Júlio Simões e LM, envolvidas num suposto esquema de fraudes de licitação na compra de viaturas da Polícia Militar, de acordo com inquérito policial da Operação Nêmesis. O município não diz o total de carros contratados, mas confirma que 11 automóveis das duas locadoras são utilizados pela Guarda Municipal de Salvador (GMS), cujo contrato de fornecimento de farda também é suspeito de irregularidades e investigado pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP-BA).

As duas empresas disputaram a licitação para a compra com gestão de 150 viaturas da PM-BA. Contudo, de acordo com inquérito da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, a LM e a Júlio Simões “ao invés de concorrentes, na verdade, foram parceiras durante o certame, já que, no processo sob suspeita, a empresa LM participou sem ter capacidade técnica para executar o contrato, visto que o seu objeto principal não é venda e sim aluguel de veículos”.

A TARDE esteve nesta sexta, 26, na sede da GMS, na Avenida San Martin, onde encontrou a documentação de duas viaturas (JRF-8024 e JRG-5832) que pertencem à Júlio Simões.

Os carros são emplacados em Salvador e estão em nome do Bradesco Leasing, alienados à empresa Júlio Simões Transportes e Serviços. A empresa fornece um total de dez viaturas à corporação; todas utilizadas no setor administrativo.

Sob condição de anonimato, um guarda revelou à reportagem que há um mês, quando um pneu da viatura furou, ele foi orientado por superiores a levá-la ao pátio da locadora na capital baiana. “Estas viaturas da Júlio Simões eram utilizadas pela SET (atual Transalvador)”, disse.

Já a LM fornece um carro que é utilizado pelo superintendente da Guarda, atualmente comandada pelo coronel Lourisvaldo Rocha Dias, depois da saída do também coronel José Alberto Guanais.

Outras 40 viaturas usadas na patrulha são fornecidas pela Locavel Veículos.

Fonte: A tarde online.