Confirmados cinco casos de gripe A em Feira.


A Secretaria de Saúde confirmou oficialmente cinco casos de gripe A (H1N1) em Feira de Santana. Os dados foram apresentados na manhã de segunda-feira (24), durante reunião no órgão, que contou com as presenças do secretário de Saúde do município, João Carlos Cavalcante, da diretora do Hospital Geral Clériston Andrade, Edilma Regis e da diretora da segunda Diretoria Regional de Saúde (Dires), Iraci Leite.

A reunião, que acontece todas as segundas-feiras, tem como objetivo fazer um monitoramento dos casos da gripe A no município. Até o momento, como foi informado, foram notificados 109 casos da doença.

Desses cento e nove casos, cinco foram confirmados, sendo que um caso esta sendo tratado em Salvador.

Outros sete estão sendo acompanhados no município pela equipe da Divisão municipal de Vigilância Epidemiológica, que diariamente faz monitoramento de pacientes suspeitos, em unidades de saúde do município e hospitais da rede pública e privada da cidade.

Segundo o secretário de Saúde, João Carlos Cavalcante, o Município tem trabalhado para o controle da doença. “Diariamente equipes da Secretaria está realizando acompanhamentos de casos suspeitos, o que tem contribuído em muito para o controle da doença”, disse.

Barreiras muda rotina de alunos

A Gripe Suína tem mudado a rotina nas escolas do interior da Bahia. Em Barreiras, na região Oeste, os estudantes aprendem a se prevenir da doença que já teve 78 casos confirmados na Bahia, com uma morte. Nas escolas públicas da cidade, as autoridades estão atentas para como evitar a propagação do vírus H1N1.

“Não existe nenhum alarde, mas uma prevenção e conscientização de todos os alunos para os problemas que nós temos enfrentado”, declara Andréia Schuler, coordenadora da Diretoria Regional de Educação.

Mesmo com as salas de aula mais arejadas, o que ajuda a diminuir o risco de contaminação, numa escola a falta de cuidados dos estudantes preocupa a diretora.

“A gente sempre pede para cada um trazer seu material, pois a escola não tem como manter copo descartável para todos os alunos”, declara Neuza Leite, diretora da escola.

Uma aluna declara que alguns colegas não levam o assunto a sério. “Eles estão achando que é brincadeira”, disse Aline Schimdt.

Até agora, apenas um caso da Nova Gripe foi confirmado em Barreiras. É de um rapaz de 19 anos que viajou para o interior do Paraná e depois foi para Barreiras visitar a família.

Ele já teve alta da internação domiciliar, não apresenta nenhum sintoma da gripe suína. Apesar disso, as autoridades de saúde alertam para que as pessoas se informem sobre as medidas de prevenção.

*E a Copa Vela vem ai Minha Gente!!!

Fonte: Tribuna da Bahia.