DESCASO DO GOVERNO DEIXA AGENTES DE TRÂNSITO SEREM DESRESPEITADOS

Criado em janeiro de 2006, através da Lei que municipalizou o trânsito em Paulo Afonso, os Agentes de Transito aguardam poder trabalhar de acordo com suas funções, autuando os infratores de trânsito e disciplinando com autoridade o tráfego na cidade.

Contudo, desde janeiro deste ano, estes profissionais já poderiam estar atuando com todo rigor da sua função, mas o governo atual não deu prosseguimento ao processo de integração do sistema de multas do município, ao do DETRAN-BA, sistema este que já estava pronto a funcionar, desde dezembro, mas com a entrada deste novo governo, que retirou todo sistema de informática implantado, todo o processo foi atrasado e se passam oito meses e não houve avanço nenhum, "por isso os agentes de trânsito estão sendo desrespeitado por culpa da inércia da Administração de Paulo Afonso," disse o vereador Celso Brito no uso da tribuna da Câmara na última sessão do dia 18/08.

Enquanto, o governo municipal não agir rapidamente no sentido de avançar na integração do sistema de multas, os agentes de trânsito continuarão sendo desrespeitados por motoristas infratores, que relutam e, inclusive, agridem verbalmente e fisicamente os agentes por não aceitarem uma simples advertência verbal ou sua orientação. Além disso, cada dia de atraso na integração do sistema causa um grande prejuízo aos cofres do município, pois as multas geradas até então, vão diretamente para o Estado, sobrando ao município pequeno percentual da cota estadual.

O vereador Celso Brito, como o responsável pela implantação da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito no município, quando secretário de Serviços Públicos, sempre esteve do lado desta classe e lamenta que toda esta morosidade e desconhecimento do verdadeiro papel destes homens e mulheres que foram tão bem treinados para as funções têm para o Município, mas continuam sendo desvalorizados e desprestigiados. Como secretário deu prosseguimento a todo o processo legal para que hoje os Agentes pudessem estar exercendo o pleno direito da função.

Ainda na sessão, o vereador destacou a agilidade do Ministério Público quanto à determinação para a demissão dos parentes do prefeito, do vice, de secretários, vereadores e outros cargos que estejam trabalhando na Prefeitura ou na Câmara, fato ocorrido após denúncias dos vereadores da bancada de oposição. Também, fez menção dos problemas na saúde do município, assim como, reforçou a necessidade da realização de um fórum de debate sobre o processo de estadualização do HNAS. Para o vereador, "se esta estadualização vai melhorar o serviço a população, não podemos nos prender às tradições que trazem atraso e diminuição na qualidade de atendimento a população, pois isso é o que vem acontecendo com HNAS, administrado pele CHESF, e se faz importante discutirmos junto com a CHESF, Estado, Município e a sociedade para puder opinar neste processo", comentou o líder da oposição.

Como vereador Celso Brito continuará atuando de forma fiscalizadora e propondo medidas que vise à melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados a população.

Assessoria do Vereador Celso Brito.