Raikkonen vence GP da Bélgica; Barrichello é 7º e diminui vantagem de Button


O brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, diminuiu neste domingo a diferença de pontos para seu companheiro de equipe e líder do campeonato, o inglês Jenson Button, para 16 pontos. No GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, o brasileiro foi o sétimo e viu seu rival abandonar uma corrida pela primeira vez no ano. O vencedor foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Foi a primeira vitória de Raikkonen no ano. A surpresa ficou por conta do italiano Giancarlo Fisichella (Force India), que havia feito a pole position e chegou na segunda posição. Sebastian Vettel (Red Bull), outro concorrente de Barrichello, foi o terceiro.

Restando cinco GPs para o fim da temporada, Button ainda lidera o Mundial de Pilotos com 72 pontos, contra 56 do brasileiro. Os dois pilotos da Red Bull aparecem na sequência: Vettel sobe para terceiro (53), contra 51,5 do australiano Mark Webber, que não pontuou hoje. Raikkonen aparece como quinto, com 34.

A pole position foi de Fisichella, que surpreendeu pelo desempenho obtido com sua Force India nos treinos classificatórios de sábado. Barrichello largou em 4º, com vantagem sobre seus principais rivais --Button foi apenas o 14º, enquanto as Red Bull de Vettel e Webber foram, respectivamente, 8º e 9º.

Barrichello se complicou na largada: saiu mal e cai para a última posição. No entanto, viu seu principal rival deixar a prova logo na primeira volta. Button rodou e levou consigo Lewis Hamilton (McLaren), que havia feito o melhor tempo dos treinos livres de sexta-feira, e os novatos Romain Grosjean (Renault) e Jaime Alguersuari (Toro Rosso).

Após uma breve passagem do Safety Car na pista, por conta da batida, Raikkonen, que havia largado muito bem da sexta posição, ultrapassou Fisichella e assumiu a ponta.

Barrichello impôs ritmo forte para se recuperar, ganhou posições e novamente contou com o prejuízo de alguns rivais. Quando saiu do pit stop, Webber quase colidiu com outro carro que saía ao mesmo tempo e foi punido. Fernando Alonso (Renault) e Jarno Trulli (Toyota) se complicaram durante as paradas e abandonaram.

Mas o grande beneficiado foi mesmo Vettel, que concluiu a corrida na terceira posição e volta a crescer na disputa pelas primeiras posições do campeonato. O alemão dividiu o pódio com Kimi Raikkonen, vencedor, e Fisichella, que defendeu a segunda posição.

A próxima etapa da F-1 é o GP de Monza, na Itália, no dia 13 de setembro.

Fonte: Folha Press.