PREFEITO DE ITAMARAJÚ TEM SUAS CONTAS REJEITADAS PELA QUINTA VEZ.


Não quero, sequer, entrar no mérito, porque não conheço de perto as administrações e o comportamento do prefeito Dilson Batista Santiago, o Frei Dilson (PT), de Itamaraju. Mas convenhamos que extrapola qualquer limite de tolerância e boa vontade saber que o Tribunal de Contas dos Municípios acabou de rejeitar (na última quarta-feira), pela quinta vez, as contas da sua administração, desta vez às que se referem ao ano de 2007.

Além de manter a rejeição das contas, não acolhendo recurso da Prefeitura, o TCM aplicou multas que, somadas, chegam a R$ 57.800. O fato mostra como nossa legislação é benevolente com os administradores públicos, pois apesar de ter suas contas rejeitadas nos anos de 1999, 2000, 2005, 2006 e 2007, Frei Dilson já conseguiu se reeleger duas vezes, em 2004 e 2008.

Está certo que a maioria das irregularidades diz respeito a procedimentos equivocados e parece que não há uma acusação direta de desvio de verbas em benefício próprio ou coisa assim, mas um nível tão alto de reincidência demonstra, no mínimo, que o prefeito não está bem assessorado e, o pior, não se preocupa com isto. E como é que a legislação permite que um administrador que tem suas contas rejeitadas cinco vezes continue a se candidatar?

Afinal, um gestor público não deve ser apenas honesto e um realizador, ele tem a obrigação de proceder de acordo com a legislação e zelar para que sua equipe aja dentro dos parâmetros legais.

Fonte: A tarde.