OLHA AI: Prefeita de Pojuca-BA tem diplomassão cassada pelo TRE e perde mandato.


O Juiz Plantonista do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), Cássio Miranda, indeferiu na noite de quarta-feira (26) o registro de diplomação da prefeita de Pojuca, Gerusa Laudano (PSD), que foi reeleita com 4.880 votos na eleição do dia 7 de outubro. Com a decisão, Gerusa perde o mandato no próximo dia 31 de dezembro.

A confusão na cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve inicío com o indeferimento da candidatura de Antônio Jorge de Aragão Nunes (PDT), conhecido como Dr. Toinho, que teve o registro cassado a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), com base na Lei da Ficha Limpa.

Dr. Toinho recebeu a maioria dos votos nas urnas, mas não foi o bastante para garantir a vitória por ter ficado inelegível ao ser condenado por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

De acordo o presidente da Câmara de Vereadores de Pojuca, Edmar Cordara (PDT), o próximo prefeito da cidade será conhecido no dia 1º de janeiro. “Segundo o regimento, os 13 vereadores terão que decidir em votação quem deverá assumir a prefeitura até que a justiça determine o que será feito. Provavelmente uma nova eleição”.

O presidente garante que não irá para a reeleição e portanto não deverá ser prefeito da cidade. “Eu não vou disputar, mas estou apoiando a vereadora que tem a maioria dos 13 votos. Provavelmente ela será a nova prefeita e eu sendo o vice na chapa dela continuarei sendo o presidente da Câmara”, conta Edmar.

As duas chapas que disputam a presidência da Câmara de Pojuca são formadas por Cristina (PDT) - representa o candidato Dr. Toinho -, e Adriano De Biriba (PSD) – representando Gerusa Ludano. De acordo com Edmar, Cristina tem o apoio de oito vereadores e deverá ser eleita a nova prefeita da cidade.


Após a decisão ser divulgada na noite de ontem os moradores da cidade foram às ruas comemorar. "Estamos livres. O povo não quer ela mais mandando em nossa cidade. A festa foi bonita e estamos orgulhosos de termos conseguido vencer essa batalha. A união dos moradores fez toda a diferença e estamos aliviados", comemora a confeiteira Mária Gertrudes.

Com informações do Bocao.