Após 22 anos de abandono, obra do canal do sertão começa a operar.


Depois de uma longa e sofrida espera para os sertanejos, finalmente há água no Canal do Sertão. As bombas que captam água do Rio São Francisco começaram a operar na noite da última segunda e, em até uma semana, a água deverá atingir os 65 quilômetros iniciais do canal, passando pelos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca até a divisa com Olho d'Água do Casado.

A obra, construída com recursos federais, foi concebida no governo Geraldo Bulhões, nos anos 90, durante a gestão do presidente Fernando Collor de Mello.

Com o início das operações desta etapa, a água deverá reforçar as adutoras existentes na região e, por causa da seca, irá servir também para o abastecimento de caminhões-pipa, como explicou o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman.

"Em Olho d'Água do Casado, o carro-pipa só tem condições de fazer uma viagem por dia, porque pega água no município de Pão de Açúcar.

Com o canal, o mesmo carro-pipa poderá fazer oito viagens, já que a distância diminuiu, melhorando a logística, sobretudo para os povoados", disse.