Chega a R$ 75 milhões o total de multas da Anatel ao Grupo da operadora Oi.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou, nesta sexta-feira, mais uma vez, empresas do Grupo Oi. O motivo das punições é o mesmo do de outras várias multas aplicadas à empresa: o descumprimento de metas de qualidade na prestação dos serviços da companhia.

Nesta sexta-feira, as multas aplicadas à operadora superam os 14 milhões de reais. Somando este valor às punições recebidas pela empresa desde o dia 15 de fevereiro, as sanções encostam nos 75 milhões de reais.
A TNL PCS recebeu, nesta sexta-feira, duas multas, cada uma no valor aproximado de 35 mil reais.

 Já a Telemar Norte Leste levou três multas: 6,7 milhões de reais; 3,2 milhões de reais; e 591 mil reais. A Oi S/A foi multada em 3,2 milhões de reais. Os despachos da Anatel com as punições estão no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira.

Na quinta-feira a Anatel já havia aplicado quatro multas à empresa, duas no valor de 10 milhões de reais cada, uma de 2,5 mil reais e outra de 18 mil reais.

A Superintendência de Serviços Privados da Agência multou a empresa Brasil Telecom, integrante do Grupo Oi, em 10 milhões de reais por descumprir despacho anterior do órgão sobre cumprimento de metas. A outra multa de 10 milhões de reais se deu porque a empresa não suspendeu prática de venda casada de produtos conforme determinação do órgão regulador.

Ainda em março, na terça-feira (5), a Anatel também já havia multado em 659 mil reais a Brasil Telecom, integrante do grupo Oi, por violar artigos do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).
O Grupo Oi recebeu também uma série de multas no mês de fevereiro que, somadas, superam os 41 milhões de reais - todas por descumprimento de metas de qualidade na prestação dos serviços, especialmente na telefonia fixa. Com a multa desta terça-feira o valor das punições à empresa chega a 42 milhões de reais.