COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Mais de 60% da população diz que Salvador não terá ganho real com o evento.


Faltando apenas quatro dias para a Copa das Confederações, os soteropolitanos não se mostram entusiasmados com os benefícios que o evento internacional trarão para Salvador. Pesquisa elaborada pelo INSTITUTO PLANTER - Observatório do Comportamento & Tendências, aponta que, apesar de mais de 72% dos entrevistados se mostrarem satisfeitos e muitos satisfeitos com o fato de a capital baiana ter sido escolhida como uma das cidades-sedes, mais de 60%, no entanto, afirmam que a população de Salvador não terá benefício real algum.

Quando a pergunta foi se a população está preparada para receber quem chega os números também chamaram a atenção. Para 58% dos entrevistados, os soteropolitanos não estão preparados para receber os turistas. Dentre os fatores elencados estão a falta de educação, aliada a falta de qualificação profissional e instrução. Os pontos fracos seriam as estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga, mais a falta de um metrô para 25,2%.

Para 16,9% das pessoas, as ruas esburacadas, sujeira, lixo, esgoto, entupimentos e alagamentos tirarão o brilho da cidade aos olhos dos turistas. O trânsito e, consequentes, engarrafamentos, não ficaram de fora e 13,4% afirmam que será um impasse, bem como a falta de segurança, a violência, assaltos e marginalidade para 9,9%. Ainda para 9,3% dos entrevistados, a falta de estrutura em pontos turísticos, como o Pelourinho e Orla Marítima, não passará despercebido e poderá manchar a imagem da primeira capital do país.

Para a socióloga e coordenadora da pesquisa, Maria Helena Rocha, o resultado revela que a maioria da população acredita que a Copa das Confederações trata-se de um evento bastante diferente do Carnaval. “Para a grande parcela é necessário mais qualificação, traquejo, contato para lidar com as pessoas e situações que surgem. No geral observam que a população é mal educada, sem modos para receber e tratar com o público que está para chegar”, pontuou.

Ela destaca ainda que a percepção dos entrevistados é que “quem tem dinheiro, ganha dinheiro e nestes eventos de grande monta, os empresários, empresas levam a melhor. A divulgação da Bahia apenas é vista como um grande benefício”. Foram realizadas 600 entrevistas, distribuídas com a população de Salvador acima de 16 anos.

Organizado pela FIFA, o torneio é realizado de quatro em quatro anos, nos anos anteriores ao da Copa de Mundo de Futebol. Participam da Copa das Confederações oito equipes (seleções), que representam as seis confederações de futebol, mais o país sede da Copa do Mundo e o último campeão mundial da Copa do Mundo.

Os jogos acontecem sempre no país que irá sediar a Copa do Mundo no ano seguinte. Os jogos da Copa das Confederações de 2013 ocorrerão entre os dias 15 de junho (jogo de abertura) e 30 de junho (partida final).

Fernanda Chagas
Jornalista
DRT: 2517 – BA