Em entrevista, Secretário de comunicação e eventos fala sobre a troca-troca de secretários na prefeitura de Paulo Afonso e as manifestações.

Janinho secretário de comunicação e eventos da prefeitura.

Ainda não é possível fazer um balanço total dos festejos juninos que acontecem na cidade, mas já se observa uma participação menor do público em relação aos outros anos.

A festa teve início no último dia 21 de Junho, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral e se estendeu até a segunda-feira (24).

Confira a entrevista com o secretário Jânio Soares sobre os festejos juninos, secretários e as manifestações.

Já é possível avaliar a participação do público no São João deste ano e o balanço da festa?

Sec. Jânio: Esse ano foi um pouco diferente, tivemos uma seca das maiores dos últimos dez anos e não foi possível investir tanto quanto fazíamos nos anos anteriores, nem o clima da população é favorável a se gastar em festas. As pessoas estão indo para as ruas pedir mais investimentos em educação, saúde, trabalho e segurança, então nós estamos trabalhando nessa linha. 

A participação da população foi visivelmente menor? 

Jânio Soares: Veja, a população Paulafonsina está acostumada a grandes atrações, mas diante da crise, dos poucos recursos não foi possível, fizemos uma festa modesta em respeito às tradições, e tivemos sim a participação das famílias dos jovens, etc. RBN –

Nesse sentido quais foram as opções da prefeitura?

Jânio Soares: Tivemos apresentações de quadrilhas, passeio matuto e a apresentação de Sálvio Emanuel, Clã Brasil e Ruben Brasil. No domingo (23), apresentaram-se Pitu do Forró, Riso do Acordeom, Fogo na Saia e Enoque do Acordeom e Banda. Foi o que deu para fazer otimizando o recurso que tínhamos.

E para o São Pedro?

Jânio Soares: Já estamos levando toda estrutura para o BTN, lá é um pouco diferente justamente porque, como a verba esse ano é bem menor, nós aproveitamos as bandas que estão tocando na região, por exemplo, em Santa Brígida porque fazendo uma dobradinha fica viável e o pessoal do TBN gosta de dançar e como Limão com Mel tocará em Santa Brígida, nós traremos para o BTN, o balanço que eu faço é que foi uma festa tranqüila, com a participação das famílias e dos jovens que ainda vão aproveitar bastante.

Em relação ao parque de vaquejadas, quais são as ações de otimizá-lo dentro das atrações turísticas e empregos? 

Jânio Soares: O parque de vaquejada foi uma grande idéia que o prefeito teve de fazê-lo agregado ao parque de exposições, com toda estrutura para se fazer exposição de máquina, agrícola festas e eventos como a gente vai ter agora em julho que será a primeira grande vaquejada de Paulo Afonso, com 150 mil reais em prêmios, com atrações de sucesso como a banda Calcinha Preta, por exemplo, uma festa privada que com certeza vai trazer muitos recursos para a cidade, porque são pessoas que tem os recursos e gastam realmente deixam o dinheiro na cidade, muito parecido com o Moto Energia, mas acredito que com um potencial maior, porque tem negócios maiores envolvidos, como venda e compra de cavalos que certamente movimentaram muito a cidade sendo uma festa que tem tudo para ficar no nosso calendário e o melhor sem quase nenhum custo do município, porque a prefeitura sozinha não suportaria.

Mudança na secretaria Municipal de saúde e em outras secretarias? 

Jânio Soares: Sim, mais é uma situação que ainda está sendo resolvida, e na hora certa anunciaremos onde será mudado.

E sobre as manifestações como o Senhor avalia o momento, é possível levar a sério, o Brasil acordou? 

Jânio Soares: Acredito que sim, a impressão que me passa é que aos poucos os brasileiros estão acordando, vamos ver se isso se reflete nas urnas, porque mudança mesmo se tem com o voto.

Redação: Ivone Lima jornalista da RBN.