Após ''dança das cadeiras'', confira entrevista com o Ex-secretário e o novo secretario Municipal de saúde de Paulo Afonso.

Alexei da Samu assume secretaria de saúde no lugar de Kleilson Barbosa.

A saúde de Paulo Afonso é pauta do noticiário desde que começaram as mudanças no secretariado e mais evidente agora que os problemas apresentados no HNAS geraram uma intensa troca de farpas entre o vereador Aureliano e o administrador Regional da Chesf Augusto César.

Independente de quem tenha razão, o saldo negativo é evidente. E o sistema de saúde que já não é um primor no Brasil, aqui segue a mesma rotina de reclamações da população, de falta de atendimento eficiente, de equipamentos, enfim, da infraestrutura necessária para atender a população.

O ex -secretário Municipal de saúde Kleilson Barbosa e o atual Alexei Vinicius falaram dos problemas e possíveis soluções, segue a entrevista:

Como está a verdadeira situação no HNAS porque já foi informado aqui que não falta apenas pediatra, mas outros profissionais?

Sec. Barbosa – Em relação as questões médicas em alguns dias da semana estamos com alguns furos de médicos. Mas não é por falta de vontade. É porque de fato falta médico no mercado. É uma batalha que temos travado na cidade e no interior. Estamos correndo atrás para resolver esses problemas. Fizemos várias propostas para médicos daqui e de fora, um casal de médicos do Rio de Janeiro confirmaram a vinda para o município devem está chegando nesse fim de semana.

Trazendo esses médicos de fora não oneraria mais o município, não haveria como contratar os médicos daqui, do município?

Sec. Alexei – Olha, não é por falta de convite. Hoje no nosso hospital nós estamos com uma escala de 6 a 7 médicos pediatras. Não é suficiente para cobrir o plantão da semana toda. Então como existe esse buraco, os gestores tanto o secretário como o prefeito, tanta suprir com os médicos da nossa rede que ficam no plantão. Até essa situação ser resolvida definitivamente.

Qual é o argumento dos outros médicos para não fecharem contrato com o hospital?

Sec. Barbosa – Muitos deles é por questão de horário mesmo. A carga horária que eles tem já está cheia, como já tem outros compromissos, infelizmente não tem como assumir mais um horário dentro do nosso hospital.

Qual é a carga horária de uma plantão no HNAS?

Sec- Barbosa – Tem médico que fecha plantão de 12 e outros de 6, vai depender da disponibilidade de cada um.

Quais são os médicos que atendem no hospital no momento?

Sec. Barbosa – temos a clinica de pediatria, a clinica medica, mais 7 cirurgiões, 2 médicos evolucionistas na maternidade e ginecologistas.

Sec. Alexei – Lembrando que temos dois hospitais e médicos que trabalham no HNAS também dão plantão no hospital municipal. E que os recursos do SUS não deixa nenhum caixa sangrando. As pessoas podem achar que temos dinheiro e que não temos competência ou boa vontade, mas não é isso que acontece.

Qual é a maior dificuldade para administrar o HNAS?

Sec. Barbosa – Não adianta esconder de ninguém. Não temos médicos suficientes e obviamente precisamos melhor os equipamentos, por isso vamos comprar uma serei de aparelhos para atender melhor a população, entre eles: dois aparelhos de ultrassom novos, um tomógrafo de 16 cortes modernos, um eletrocefalograma entre outros.

Por Ivone Lima Rbn.