EXCLUSIVO: Bahia terá nova fábrica da cerveja Itaipava, Paulo Afonso será contemplada com depósito de bebidas da cervejaria.


O Grupo Petrópolis vai construir uma unidade fabril na cidade de Alagoinhas, na Bahia. Nesta terça-feira, 3, o presidente da empresa, Walter Faria, e o governador do Estado, Jaques Wagner, assinaram o protocolo que formaliza o início das operações da empresa no Nordeste, região que, nos últimos anos, registra crescimento de consumo maior do que a média nacional.

A construção da fábrica faz parte da estratégia da empresa de consolidar sua posição como segunda maior cervejaria do Brasil e expandir a presença para todo o território nacional até o fim da década atual.

O grupo produz as marcas Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e Weltenburger, energético TNT Energy Drink, vodca Premium Blue Spirit Unique e Blue Spirit Ice.Segundo Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis, algumas dessas marcas, como a Itaipava, apesar de uma presença pequena na região, já detém uma alta aprovação entre muitos consumidores nordestinos. “Vamos aproveitar essa aceitação e expandir nosso crescimento no Nordeste. É um mercado que está em pleno desenvolvimento e queremos participar disso”, afirma.

O executivo ressalta que a Petrópolis, hoje, é a única grande cervejaria do país com capital 100% brasileiro. “É importante que empresas nacionais também estejam presentes nesse processo de crescimento de uma região fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Agora estamos fortes o suficientes para colaborar também no nordeste”.

Para a nova planta em Alagoinhas, a capacidade de produção será de 6 milhões de hectolitros de cerveja/ano, podendo ser ampliada. A empresa prevê um investimento aproximado de R$ 500 milhões para o desenvolvimento da unidade fabril no período de 5 anos, podendo chegar até R$ R$ 1,1 bilhão com a distribuição. O valor envolve as fases de infraestrutura, contratação e treinamento de pessoal e operacionalização inicial da unidade.

A construção e fases subsequentes vão gerar aproximadamente, nesta primeira fase, 500 empregos diretos para a unidade fabril. Quando a unidade de produção e o centro de distribuição estiverem operando em plena capacidade, a estimativa é que gere mais de 3 mil empregos e faturamento anual da cervejaria será da ordem de R$ 3,7 bilhões.

De acordo com Costa, a escolha por Alagoinhas se deve principalmente à quantidade e a qualidade da água encontrada na região. “Analisamos diversas cidades e escolhemos a opção que certamente vai assegurar a qualidade 100% dos nossos produtos, um ponto que consideramos essencial para conquistar os consumidores nordestinos de vez”, explica.

Já em Paulo Afonso, a Itaipava já deu inicio as obras para instalação de um depósito de bebidas, obra esta que está sendo executada em um trecho da BR 110.

A expectativa é que dezenas de empregos sejam gerados em Paulo Afonso, no Sine já se encontram algumas vagas de emprego, são vários tipos de profissionais que a cervejaria procura, e segundo informações a Itaipava quer que 100% das vagas sejam preenchidas por Pauloafonsinos.

Uma boa noticia, já que a cidade tem um alto índice de desempregados.