Proprietário da concessionária de automóveis Lifan e irmã dona da Zoolo são presos pela Policia Federal por falsificação de documentos, sonegação de impostos, criação de empresas de faixada e a ocultação de bens.

Dono da concessionária e sua irmã gostavam de ostentar riqueza.

O proprietário da concessionária Lifan, Walmer Almeida da Silva e sua irmã Vitória Zoolo foram presos na operação desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (15), que visa combater a lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, e falsificação de documentos. Além dos irmãos, mais três pessoas foram presas.


Investigação preliminar da Polícia Federal aponta que Silva lidera um esquema ilícito, que movimentou uma quantia de 300 milhões de reais irregularmente nos últimos cinco anos. A operação, denominada de Operação Abdalônimo, tem parceria com a Receita Federal. Conforme a investigação se notabilizou que o empresário teve uma incrível evolução patrimonial. Segundo a PF, o empresário ostenta altíssimo padrão de vida possuindo diversos imóveis, carros superesportivos, um avião e um helicóptero.

Agentes da PF, estão na concessionária, localizada na Via Expressa, junto com chaveiros, tentando abrir um cofre que pertence ao empresário. A Receita Federal informou que o investigado não declarou renda auferida condizente ou mesmo os bens que possuía.

A investigação avançou e a Polícia Federal descobriu que o suspeito se utilizava de subterfúgios criminosos, tais como a falsificação de documentos, criação de empresas de faixada e a ocultação de bens, mediante a utilização de terceiras pessoas, ou “laranjas”.

Os bens e as empresas eram registrados em nome de familiares do investigado e o esquema servia para sonegar os impostos devidos pelas empresas. Uma coletiva está marcada para fornecer mais detalhes sobre operação.

Conforme apurou o CadaMinuto, Silva é proprietário de outra concessionária de carros importados, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, onde policiais também estão cumprindo mandados de busca e apreensão. A influência da riqueza do acusado fez com que ele emprestasse por diversas vezes o seu helicóptero para políticos alagoanos e até mesmo desembargadores.

Existem informações de que o helicóptero foi utilizado em uma campanha eleitoral no sertão do estado.

Conheça quem era Walmer Silva

Filho de um casal simples de Anadia, Walmer residia no povoado Tapera, onde seus pais e alguns familiares moram até hoje.

Algumas pessoas o chamam de "maracujá de ouro" uma alusão ao fato de que durante sua infância e parte da adolescência, ele comercializava a fruta na tradicional feira da cidade e misteriosamente, após alguns anos, surgiu ostentando carros de luxo, helicópteros, fazenda...

Fonte: cada minuto.