DESCASO: A cachorrada anda solta em Paulo Afonso.

 Animais soltos pelas ruas tem preocupado Pauloafonsinos.

O cão é o melhor amigo do homem. O título já é milenar, mas há exceções. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade – e a ausência de campanhas de vacinação contra raiva – tem preocupado a população pauloafonsina.

Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.

Nesta semana, a redação do site recebeu várias denúncias sobre cães perambulando pelas ruas da cidade, principalmente nos bairros. “Não há um horário específico.É comum encontra-los também nas imediações do pátio da feira livre no decorrer da semana sendo que no sábado a situação se intensifica, ou seja, é quando eles se dirigem para essas imediações a procura de alimentos, restos de carnes, ossos e outros que são vendidos à população e em meio às pessoas.

Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato”.

O grande número de animais soltos pela cidade, e ausência de campanhas contra raiva tornam a situação um alerta.

As autoridades precisam se conscientizar dos riscos que os cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deve tomada imediatamente.