A cidade de Paulo Afonso não abstente de outros Municípios convive diariamente com uma saúde de péssima qualidade, e para completar o quadro desastroso ainda tem os mercenários da medicina que se dizem médicos em Paulo Afonso, lembrando que toda regra existe exceções.
Erros, preguiça para trabalhar, arrogância, prepotência e negligências médicas é a marca registrada de alguns desses profissionais que atuam ou atuaram no nosso Município.
Já tivemos caso de cardiologista que foi acusado de matar a mãe de uma empresária local, diretor de hospital que espancou paciente, falso obstetra acusado pela morte de 5 bebês, enfim, coisa ruim é o que não falta na nossa saúde pública ou privada.
São alguns médicos que aliciam e induzem pacientes do SUS para irem serem assistidas na saúde privada, esses profissionais da medicina muitas vezes ganham uma fortuna por plantão, plantão esse que infelizmente ficam em casa, ou seja, recebem sem trabalhar, e quando vão trabalhar comparecem nos hospitais de chinela de dedo, bermuda e camiseta como se estivessem numa praia de férias, chega a ser ridículo se não fosse tão grave.
Em Paulo Afonso já aconteceu de tudo na área da saúde, de médico tarado que abusava sexualmente de sua paciente a médico mercenário que chegou a cobrar o equivalente a 800 reais por uma consulta.
O que me deixa pasmo é que ninguém faz nada para reverter esse absurdo, sem contar com médicos que atuam nos PSFs, estes sempre chegam atrasados e quando são questionados, tratam logo de soltar desaforos com quem se opuser no seu caminho.
É uma desgraça atrás da outra, temos também a situação dos médicos legistas, onde muitas vezes a família tem que esperar até uma semana pelo corpo do seu ente querido que se foi, o que me revolta é que ainda me aparece hipócritas afirmando em rádios locais que a saúde pública de Paulo Afonso é tão boa que serve de referência para toda região, boa em que mesmo? se não temos sequer uma única UTI? quero ver essas pessoas que se enganam todos os dias ao acordar, debater a saúde com o Dr.Ary que atua em Aracaju-SE, vão dizer a ele que a saúde de Paulo Afonso está uma maravilha!
A única coisa que me deixou aliviado foi tomar conhecimento que o médico e vereador do PT foi embora da nossa cidade para ser secretário de saúde em Serra Talhada. Onde espero que nunca mais volte.
Por aqui, quando o senhor Dr. Aureliano foi secretário Municipal de saúde, teve a coragem de permitir gastar mais de R$ 45 mil reais com coxinha, empada, pastel... ao passo que na época a referida secretaria não tinha capacidade de pagar por um conserto de uma cadeira de dentista!
Realmente a saúde pública de Paulo Afonso é uma referência, mas deixando a bajulação e o mau caratismo de lado, nossa saúde é uma referência negativa e vergonhosa para qualquer gestor responsável que não dorme acordado assistindo o filme de terror chamado SUS!
Acorda Paulo Afonso, tome cuidado pois, o SUS mata!
Marcio Omena.