Prefeito de Paulo Afonso respondendo a processo criminal em Brasília, acusado de não respeitar as decisões do judiciário e enfrentar as determinações judiciais gestor tem situação processual agravada.


O Desembargador Federal Ítalo Mendes é professor da Universidade de Brasília, procurador Geral de Justiça e oriundo do Ministério público Federal, com larga experiência na área penal, ficou sendo o responsável para presidir o processo criminal (CRIME DE RESPONSABILIDADE) do prefeito Anilton Bastos.

A robustez das provas nos autos fez com que o TRF aceitasse a denúncia criminal contra o prefeito que no ano passado solicitou remanejamento de verba para a secretaria Municipal de saúde no valor de dois milhões de reais, visando fechar ou pagar as contas; e novamente esse ano procede do mesmo jeito, de forma estranha; solicitando o remanejamento de nada mais e nada menos do que a bagatela de R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais).

Demonstrando que além dos maus serviços públicos prestados, a secretaria de saúde tornou-se um sorvedouro de dinheiro público e uma forma lúdica de ludibriar o povo com argumentos pífios sobre a gestão financeira municipal.

Investigações apresentadas davam conta que laranjas que tinham carro de cachorro quente possuíam em suas contas bancárias 600 mil reais, sem que se quer vivam em condições de conforto mínimo, causando estranheza.

O prefeito ficou famoso no Brasil inteiro por ser o único prefeito que recebia salário superior ao da Presidenta da República que era de mais de 30 mil reais, além de não se preocupar com a multa aplicada pela justiça, pelo descumprimento de liminar imposta. Respondendo ainda a mais dois processos no Tribunal de Justiça da Bahia por crime de improbidade administrativa além de um processo eleitoral por abuso de poder econômico - AIJE e AIME (este estranhamente não desenrola).

Agora, inexplicavelmente, no final do ano, o prefeito quer o remanejamento de mais de 3 milhões de dólares, para pagar servidores e credores. Como explicar? Enquanto o povo passa fome e está desempregado em sua maioria? Somente os asseclas e a rádio proselitista do padrinho do prefeito é que tem as mamatas que o poder oferece, lambuzando-se capciosamente...

A multa aplicada no processo para convocação dos concursados já ultrapassa a cifra dos 4 milhões de reais, muito mais. Quem pagará a conta? O povo ou o Prefeito.

Confira o processo no link: http://www.trf1.jus.br/Processos/ProcessosTRF/ctrf1proc/ctrf1proc.php?proc=00261333120114010000

Por Cecílio Almeida Matos.