O LACEN Regional de Paulo Afonso atenderá 50 pacientes a partir de amanhã, número de atendimentos pode ser ampliado para 80.


A coordenadora do LACEN de Paulo Afonso, Shyrlei concedeu entrevista falando como será o atendimento no laboratório a partir de amanhã, com 50 pacientes para começar mais com capacidade para 80.

A unidade do Laboratório Central Regional Paulo Afonso, que tem capacidade para atender 600 pessoas por dia na realização de exames de análise clínica, foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner no dia 6/7,segue a entrevista:

O que é o LACEN e qual a importância de se ter uma na cidade?

Coor ª. Shyrlei - Na verdade o LACEN tem interesse na parte de interesse em saúde e de exames laboratoriais, que nós classificamos como exames de vigilância à saúde pública, por exemplo: exames de sorologia, HIV, dengue que nós já estamos atendendo.

Paulo Afonso foi contemplado há pouco tempo, porque Paulo Afonso e não outra cidade?

Coorª. Shyrlei - O nosso é o oitavo inaugurado na região, descentraliza os trabalhos e isso traz vários benefícios aqui para a região, agiliza os resultados para os pacientes e proporciona também ao LACEN outros serviços, nós já realizamos exames de saúde pública e agora atenção básica, mais especificamente hemograma, glicose, colesterol, sumário de urina etc.

Quantos profissionais hoje trabalham no laboratório?

Coorª. Shyrlei - Temos 5 biomédicos, 8 técnicos de laboratório, e as pessoas que trabalham na parte administrativa, recepção e serviços gerais.

Quantas pessoas estão sendo atendidas hoje?

Coorª. Shyrlei - Estamos começando com 50 pacientes mais vamos expandir logo, na parte de saúde pública para toda essa região e de saúde básica para Paulo Afonso, estamos com resultados prontos em 3 dias e a perspectiva é que diminua.

O horário de Funcionamento?

Coorª. Shyrlei - Nosso horário é de segunda a sexta de 7hàs 12h e de 14h às 17, entregamos resultados de HIV em até cinco dias, alguns exames ainda são encaminhados para Salvador.