SAIU NA TV: Cooperativa médica de Tucano-BA denunciada pelo Fantástico pode ter contrato suspenso .

 Vereador enviou oficio ao prefeito solicitando suspensão de contrato com cooperativa.

Neste último domingo, (08/12), o programa “Fantástico, transmitido pela Rede Globo, denunciou um esquema de propina envolvendo cooperativas médicas no interior do Brasil.

 Aqui na Bahia, a Cooperativa Baiana de Saúde (COOBA), sediada em Salvador, foi indicada como um das instituições envolvidas nesses esquemas de corrupção. Segundo a reportagem veiculada pelo Fantástico, Claudia Gomes, diretora da Cooba, ofereceu propina de 10% ao repórter Eduardo Faustini sobre o valor contratado, a título de “taxa de indicação”, num acordo oculto e criminoso entre o repórter, que fingia ser um representante de um grupo de prefeituras, e a cooperativa.

A Cooba tem contrato com 7 cidades da Bahia entre as quais Tucano e Araci. Com está última, o valor do contrato é de R$ 4,25 milhões.

Devido às inúmeras ilegalidades denunciadas pelo Fantástico, Jorge Seixas, vereador do município de Tucano, encaminhou nesta segunda-feira, (09/12), ao prefeito Igor Nunes ofício sugerindo a suspensão do contrato e que a gestão da saúde passe a ser realizada diretamente pela Prefeitura.

Para justificar sua proposta, alegou o edil que a Cooba não proporcionou melhora nos serviços médicos do município, bem como a negativa repercussão gerada pela denuncia. Por fim, concluiu que “a comprovação da fraude praticada pela COOBA, apresentada pela reportagem, é motivo suficiente para a imediata suspensão do contrato.”

Em contato com a Redação do Blog do Gomes, Seixas afirmou que até o momento o prefeito de Tucano não se manifestou sobre o ofício que foi encaminhado por seu mandato.