Equanto a fracassada Vigilância Sanitária de Paulo Afonso se omite com negligência de estabelecimentos, Vigilância Sanitária de Maceió-Al apreende mais de uma tonelada de produtos em supermercados.

Materiais estavam com refrigeração inadequada, ausência de rotulagem e falta de higiene.

Temperatura de refrigeração inadequada, ausência de rotulagem, falta de higiene, produtos de origem clandestina e com validade vencida foram as principais irregularidades que a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) encontrou, neste sábado (11), nos nove supermercados fiscalizados em diversos bairros da Capital. A fiscalização contabilizou 1,3 tonelada de produtos apreendidos em apenas um dia inspeção.

A operação, que irá prosseguir durante toda a semana, foi deflagrada devido ao elevado número de denúncias registradas pelo órgão nos últimos dias. “A Vigilância realiza inspeções diariamente e em momentos pontuais intensifica num determinado segmento do mercado.

Nesse final de semana, nosso foco são os supermercados com maior demanda de consumidores”, afirmou Amaro Saldanha, coordenador da Vigilância Sanitária.

De acordo com ele, a força tarefa para abranger um grande número de estabelecimentos só foi possível graças ao empenho dos servidores que se engajaram em cinco equipes de inspeções. “Também tivemos um reforço da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou um caminhão para transportar todos os produtos apreendidos para o aterro sanitário”, lembrou.

Para Elizete Cavalcante, coordenadora da Inspetoria de Alimentos, o resultado da ação foi conforme o esperado pela equipe técnica. “Gostaríamos que os supermercados estivessem cumprindo as normas sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas infelizmente não foi o que observamos. Muitos estabelecimentos ainda trabalham em desacordo com a legislação”, destacou.

Dentre os produtos apreendidos estão carne, peixe, frango, linguiça, hambúrguer, empanado, queijo, iogurte, achocolatado, sururu, massa puba, feijão verde, charque e enlatados.

A população pode ajudar no trabalho da Vigilância Sanitária através do Disk Denúncia 3315-5241, que funciona todos os dias, das 8h às 14h. Não é necessário se identificar, mas são imprescindíveis o nome e endereço completo do estabelecimento, além de um ponto de referência.