POLÊMICA: Após diversas criticas ao comando da Policia Militar de Paulo Afonso, comerciante do BTN é intimado a prestar esclarecimentos, Ex-prefeito e Deputado Federal condena postura do comando da PM.

 Zé Ivandro disparou criticas ao comando da PM de Paulo Afonso por falta de policiamento no BTN.

Após se indignar com a ação de assaltantes na loja de propriedade de sua esposa na noite da última quarta-feira (23), o comerciante do Bairro Tancredo Neves, Zé Ivandro, resolveu postar na rede social facebook um desabafo contra a falta de segurança no bairro, principalmente com o que classificou de desmobilização do programa ‘Ronda nos Bairros’ no BTN por parte do comandante Josemar Pinto, do 20º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Paulo Afonso (Há alguns meses Zé Ivandro já havia feito críticas ao comando da PM local pela falta de policiamento no bairro, o que resultou numa primeira intimação para prestar esclarecimentos no batalhão sobre suas declarações).

24 horas após a publicação, Zé Ivandro voltou a utilizar sua página no face, dessa vez pra informar que recebeu um nova intimação, na qual acredita ser mais uma ‘tentativa de intimidação’ por parte do comandante.

Veja um trecho do relato do comerciante:

“A mim parece que o Comandante do 20º BPM é inimigo da liberdade de expressão, direito expresso e garantido pela constituição. Essa intimação é apenas mais uma tentativa de intimidação, e dessa vez eu não vou atender. Não sou seu subordinado e tudo que teria a falar, já falei no depoimento que prestei anteriormente, e reiterei nas ultimas postagens que fiz. Se o comandante quer falar comigo, quer saber o que penso, que venha me visitar, não lhe devo obediência pois não sou parte integrante da sua tropa, lhe devo respeito, como devo a qualquer outro cidadão, seja autoridade ou não, e o respeito tem que ser mútuo”...

Logo após esse novo desabafo, o comerciante ganhou o apoio de dezenas de cidadãos, entre eles, amigos, comerciante e políticos, como o do deputado federal Emiliano José (PT), que disse:

“E comandante de PM agora outorga-se o direito de intimar cidadãos? Assume atribuições de delegado de polícia? São hábitos herdados do passado. Não se justifica sob o Estado de Direito. Quanto mais se não há quaisquer indícios de crime. Houvesse, e não seria ele a intimar, como ele deve saber, se não sabe algum advogado deve informá-lo. Polícia é pra proteger o cidadão, reprimir o crime, e não pretender intimidar ninguém. Estou com você pro que ser e vier. Em defesa dos direitos do nosso povo”.

O ex-prefeito de Paulo Afonso, Zé Ivaldo, que também é irmão do autor da postagem disparou:

“Como irmão de Zé Ivandro e como cidadão de Paulo Afonso declaro meu total apoio a ele e repudio as atitudes do comandante do 20º BPM. Tenho certeza que a atitude desse comandante não é a posição dos demais integrantes do Batalhão, nem da Polícia Militar da Bahia e nem do Governo Estadual. O cidadão tem sua loja assaltada e é intimado pelo comandante a prestar esclarecimentos? Que lógica é essa em que a vítima é investigada? Quem tem que ser intimado e intimidado são os bandidos e não cidadãos de bem. Qual crime Zé Ivandro cometeu?”...

A realidade é que o assunto causou uma grande repercussão nas redes sociais e até o momento, o comandante Josemar não se pronunciou sobre o ocorrido. Porém, coincidência ou não, hoje (26), o BTN ganhou reforçou policial e várias viaturas foram vistas nas ruas do bairro.

Com informações do portal ozildo alves.