Deputado Luiz de Deus concede entrevista ao radialista AC Zuca e volta a criticar projetos do governo federal que beneficiam Paulo Afonso.


O deputado Federal Luiz Barbosa de Deus do DEM, concedeu uma entrevista com exclusividade ao radialista Antonio Carlos Zuca na tarde deste sábado dia 10, para debater diversos assuntos ao que se refere a sua candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano de 2014, confirmando e ao mesmo tempo tirando todas as dúvidas da mídia local e regional.

O parlamentar esteve acompanhado do vereador Antônio Alexandre do PR, Geraldo Carvalho (assessor da Secretária de Desenvolvimento Econômico) , além do coordenador de campanha aqui em Paulo Afonso e região – Luizinho da EMBASA.

O parlamentar será o anfitrião do encontro deste sábado 17, aparte das 16h, no COPA, onde reunirá amigos e correligionários do partido do DEM. Estarão presentes o pré-candidatos e ex-governador da Bahia, Paulo Solto, ACM neto (prefeito de salvador), Gedel Vieira Lima (pré-candidato a senador), Joacy Góes (pré-candidato a vice-governador), entre outras lideranças.

Confira na integra a entrevista comanda por AC. Zuca.

AC. Zuca: Deputado qual a expectativa para este evento que irá acontecer já no próximo sábado 17 e qual o principal objetivo?

DP. Luiz de Deus: Este é um evento que não se trata de campanha, até porque não é permitido, mais será o primeiro contato com a chapa majoritária com os pauloafonsinos e com os eleitores da região. Quero simbolizar a vinda do Paulo Solto a esta cidade onde tem uma vasta história de trabalhos e realizações. Se você observar, as grandes obras de Paulo Afonso tem a participação do Paulo Solto, a exemplo do parque de exposições Djalma Wanderlei, Ginásio de Esporte, CEASA, usina de reciclagem, Colégio Wilson Pereira e Luiz Eduardo, projetos de irrigação, sendo assim a nossa cidade deve muito a este grande líder de tamanho potencial politico.

AC. Zuca: De que forma o deputado avalia esta parceria entre ACM Neto e o Paulo Solto para com a cidade de Salvador e as eleições entre si?

DP. Luiz de Deus: ACM é um jovem inteligente, mais sobre tudo humilde e que foi atrás de quem tem a experiência pra ajuda-lo na confecção do plano de governo com sua experiência fantástica, é extremamente honesto e que todo mundo queria ter um Paulo solto como amigo e braço direito nos momentos de decisão politica.

AC. Zuca: A sua experiência como deputado estadual contribui de que forma para hoje como federal seja um dos nomes mais destacados entre a mídia nacional?

DP. Luiz de Deus: isso se deve a uma vivencia de 17 anos na Assembleia Legislativa da Bahia, e ai você já sabe mais ou menos como a coisa funciona. La no congresso nacional, a diferença é grande, mais a você deve saber aonde deve participar, sobre tudo em uma comissão que estou a frente que é Comissão de Constituição e Justiça. É um espaço que existe muita gente preparada em tordos os partidos ou seja os partidos mais importantes da casa.

AC. Zuca: o parlamentar vem se destacando principalmente quando critica os programas de governo, como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa Minha Vida?

DP. Luiz de Deus: isso qualquer pessoa irá de convir que 120 reais ou 140,não irá tirar ninguém da condição da pobreza e colocar na classe média. Se o salário mínimo que é 740 reais, não tira ninguém da pobreza, imagine 120. A ONG diz o seguinte: “ que miserável é aquele que ganha menos ou igual á um Dólar por dia” .

Convenhamos que no semiárido nordeste ninguém ganha um Dólar por dia. O certo seria criar condições pra trabalhar e viver com dignidade. E isso não é feito. Mais isso ocorre para que o cidadão torne-se dependente destes programas eternamente e venda seu voto em troca dessas migalhas e 120 reais não vai mudar a condição de vida de ninguém. Já referente ao Mais Médicos, é verdade que no Brasil falta médicos, agora que a culpa é deles, tudo gira-se entorno de uma falta de planejamento e eles deveriam pelos menos de quantos médicos a pais precisa.

O projeto fundamental seria abrir as escolas de medicina e os hospitais, vagas para o vestibulando e oferecer todo um suporte para termos um pais com qualidade de alto nível da medicina, ai sim teríamos bons médicos. Não tem médicos porque paga muito mal a categoria.

AC. Zuca: De que forma o deputado avalia a questão do financiamento de campanha, já que algumas campanhas são financiadas por empresas, além do desvio de dinheiro?

DP. Luiz de Deus: Hoje temos um financiamento público de campanha e temos o privado que é executado hoje em dia. Se o privado contribuísse como contribui para os governos federais e estaduais também, com os recursos próprios das empresas estava tudo muito bem. Quem faz um investimento de 5 milhões é óbvio que ela vai querer um retorno de 10. O Paulo Roberto é um presidente de uma estatal e colocou o doleiro lá como operador do sistema, onde tinha uma determinada obra da Petrobras. Eu não tenho nada a ver que fulano gaste 10 milhões na campanha, por tanto que seja do bolso dele. Você com o bolso cheio de dinheiro e disputar com quem não tem nada, isso é desonesto, isso pra não chamar ele de ladrão. Vamos disputar em igualdade de condições.

AC. Zuca: Luiz de Deus você é favor do movimento volta Lula?

DP. Luiz de Deus: Eu sou um adversário que elogio lula, sofreu como a gente no passado, é cabra de uma inteligência fora do comum, porque botou toda aquela intelectualidade de São Paulo e botou no bolso, sem falar que é um grande líder. Pra mim o volta lula é literalmente representar o quanto Dilma esta desgastada com a sua gestão. Acredito que lula não volte, porque se não der certo ele esta sepultado, politicamente falando.

Por Manoel Alves.