Ministro da Rússia diz que Hitler era judeu, afirmação revolta Israel ''imperdoável''.


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou em entrevista a um canal de notícias italiano que a Ucrânia ainda poderia ter elementos nazistas, mesmo que algumas figuras, incluindo o presidente do país, fossem judeus. 

Lavrov também afirmou que o líder nazista Adolf Hitler tinha ascendência judaica. "Se me lembro bem, posso estar errado, mas Hitler também tinha origens judaicas". "Há algum tempo ouvimos do sábio povo judeu que os maiores antissemitas eram judeus", acrescentou Lavrov. 

A fala gerou uma reação de Israel, em comunicado divulgado nesta 2ªfeira (2.mai), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, convocou o embaixador russo em resposta, e disse que o comentário é "imperdoável"e "ultrajante". "As observações do ministro das Relações Exteriores Lavrov é uma declaração imperdoável e ultrajante, bem como um terrível erro histórico. 

Os judeus não se mataram no Holocausto. O nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo", afirmou Lapid. 

Com informações da Associated Press.