Ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália é condenado por irregularidades na aplicação de verba pública


O ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Geraldo Scaramussa, foi condenado a devolver a quantia de R$ 205.680,44 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que julgou procedente uma denúncia de irregularidades na aplicação de verba repassada pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o município, localizado no Sul da Bahia.

De acordo com o TCU, o ex-prefeito não comprovou a boa e regular aplicação do investimento que seria aplicado na aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a documentação que comprova aplicação dos recursos não foi localizada na prefeitura do município, o que impediu o prefeito sucessor, José Ubaldino Alves Pinto, de encaminhar a respectiva prestação de contas.


Citado pelo Tribunal, Geraldo Scaramussa não apresentou defesa. O ex-prefeito ainda terá de pagar uma multa no valor de R$ 12 mil aos cofres do Tesouro Nacional. A cobrança judicial da dívida já foi autorizada. O TCU encaminhou cópia da documentação à Procuradoria da República no Estado da Bahia. O relator do processo foi o ministro Marcos Bemquerer. Cabe recurso da decisão.

Por Thiago Pereira.