PREFEITO BIG BROTHER - PROJETO FEIRA DIGITAL.


É com esta denominação que o trabalho desenvolvido pelo prefeito Tarcízio Pimenta, para transformar Feira de Santana em uma “Cidade Digital”, está sendo reconhecido na Bahia. Com uma matéria de duas páginas e chamada de capa, o jornal “Correio”, edição desta quarta-feira (9) relata a importante iniciativa do município em implantar os programas “Saúde Digital” e “Feira Cidade Digital”.

Para efetivação do “Saúde Digital”, a Prefeitura instalou 200 câmeras de segurança e monitoramento distribuídas em cinco policlínicas, dois postos do Programa Saúde da Família (PSF), uma unidade básica e um centro especializado. O jornalista Alexandre Lyrio explica, na reportagem, o funcionamento do programa, com algumas exemplificações.

“Da Sala de Controle montada em seu gabinete, Tarcízio Pimenta acompanhara passo a passo, em tempo real, o atendimento de Silvana e seu filho Luan, 9 anos, na Policlínica George Américo, unidade de emergência municipal. (…) No monitor, além de imagens do posto geradas pelas 16 câmeras de vídeo, o prefeito pôde analisar o prontuário médico do garoto, o diagnóstico, a medicação ministrada, o endereço e telefone”, observa.

Com o acesso aos dados, dentre eles o número telefônico dos pacientes, o prefeito pode fazer contato direto com os mesmos, sempre que possível, e constatar a qualidade do atendimento. Também monitorar as filas nas salas de espera e fiscalizar funcionários. Por enquanto, os pacientes ainda estão em fase de adaptação ao novo sistema de atendimento e não acreditam quando recebem ligação do prefeito.

Alexandre Lyrio brinca com algumas situações: “Dia desses foi seu Manuel que custou a acreditar. Estava na sala de espera da unidade do Feira X quando celular tocou. Desligou na cara da autoridade. Ah, você é o prefeito? Aqui quem fala é o governador. Depois ele ficou constrangido por não ter atendido bem o gestor. (…) O senhor me desculpe. Mas é que até hoje nenhum prefeito tinha me ligado pra nada ”.

E acrescenta: “Dona Silvana foi além. Aproveitou o ensejo: Prefeito, já que o senhor ligou, queria dizer que minha rua, a João Oliveira está cheias de buracos, disparou ela. Vou mandar olhar isso amanhã mesmo, dona Silvana respondeu” (o prefeito).

Um dos benefícios principais do programa “Saúde Digital” é quanto à agilidade no atendimento. Os pacientes não precisam mais preencher fichas, pois basta pressionar o dedo polegar sobre leitor do biométrico de impressão digital, que uma fotografia é registrada automaticamente e o paciente passa a ter o seu cadastro online.

A matéria faz destaque ainda ao programa de Internet gratuita em bairros e praças, enfatizando que Feira de Santana é a única cidade do Norte e Nordeste a disponibilizar tal benefício à comunidade.

Foram por essas iniciativas pioneiras do Feira Digital, que município ganhou o prêmio “TI & Governo 2009”, com o projeto mais inovador do Brasil na categoria “e-serviços”. O evento de entrega dos prêmios acontece em São Paulo no próximo dia 15 de dezembro.

Comentário: Enquanto isso em Paulo Afonso o Projeto digital deixado pela gestão passada está na UTI indo de mau a pior com a Assessoria de informática Bate Cabeça da Prefeitura, a equipe da gestão passada que hoje está a frente do projeto Feira digital está a cada dia mostrando competência e trabalho, conquistando vários prêmios, parabéns a Verlânio e sua Equipe, Paulo Afonso está sentindo falta da competência e trabalho porque infelizmente não existe competência na assessoria de informática da Prefeitura de Paulo Afonso, é lamentável só sabem Bater Cabeça!