GOVERNO ANILTON BASTOS TROUXE DE VOLTA AS FILAS NOS PSFs.


Se não bastassem as filas testemunhadas na semana passada, elas se repetiram com mais intensidade em vários PSFs de Paulo Afonso, nesta segunda, dia 28 de fevereiro, quem sabe o "dia oficial da fila". Além do descontentamento da população, alguns moradores também se queixaram do barulho desde as 4h da manhã, produzido pelas pessoas que se amontoavam nas calçadas para as filas dos Postos. Ainda, foi constatado que por volta das 14h, dezenas de pessoas aguardavam o momento de marcar suas consultas, mesmo com as senhas na mão.

"Sai para caminhada matinal e me deparei com uma grande fila no PSF do Perpetuo Socorro às 6h da manhã, e fotografei pessoalmente a situação... Impressionado com esta, tive a desagradável surpresa de encontrar na Rua Alto Novo, no PSF Dr. Américo uma fila descomunal, que chegava a esquina da Rua Manoel Novaes. As pessoas protestavam, e com razão", disse indignado, o vereador Celso Brito. (Confiram (clique aqui) fotos)

Outras informações repassadas ao gabinete do vereador dão conta de que os PSFs da Rua Pedro Álvares Cabral (S. Francisco) e da Av. Getúlio Vargas (N.S. Fátima) houve muitas reclamações e as filas se repetiram. Nos demais bairros foram constatados, além das filas a redução do número de atendimentos semanais e restrições ao número de exames, inclusive, a quantidade de marcações mensais por família.

Certamente, a "grande idéia" de reduzir a um dia o número de marcações está comprovando que falta bom senso e falta de entendimento para seguir os protocolos do SUS e as recomendações do Ministério da Saúde para os PSFs: "promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua... e reafirma os princípios básicos do SUS - universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade". Pois estas unidades de saúde foram criadas para que não se criassem estas filas e garantissem mais conforto e qualidade no atendimento aos cidadãos. Mas parece que esse ideal do mau atendimento ao público será uma marca registrada desta gestão que anda na contramão da história. Mais uma semana de filas!

Com informações da assessoria de Celso Brito.