Presidente do DEM entra com representação no TCM pedindo afastamento do conselheiro Mário Negromonte, corregedor deverá se pronunciar nos próximos dias sobre o caso.

Ex-deputado estará em situação difícil se for afastado do cargo de coselheiro.

A representação entregue nesta quarta-feira (10) ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em papel timbrado do Democratas e assinada pelo presidente do partido na Bahia, José Carlos Aleluia, contra o conselheiro Mário Negromonte já está na mesa do corregedor do órgão, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, que deverá se pronunciar nos próximos dias sobre o caso.

Na ação (veja aqui), o dirigente estadual do DEM pede que a corte de contas baiana instaure o processo administrativo disciplinar contra Negromonte, já que é alvo de investigação, após denúncias consideradas “extremamente graves”, o que “merecem o devido aprofundamento pelas instâncias investigativas competentes”.

No documento são apresentados reportagens de jornais e revistas de circulação nacional, onde apontam Negromonte como possível beneficiado no escândalo de corrupção na Petrobras, delatado pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa em depoimento à Polícia Federal (PF).

Negromonte ainda é apontado em uma possível ligação com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação “Lava Jato”, acusado de desviar R$ 10 bilhões dos cofres públicos.

Em contato com o TCM, a assessoria informou que não há um prazo estipulado para que o corregedor se pronuncie.

"Além de macular a imagem institucional do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado perante o cidadão baiano, o evidente envolvimento do Conselheiro Mário Negromonte no esquema de corrupção ocorrido no seio da estatal federal Petrobras S/A também trará sérios prejuízos para a qualidade da atuação jurisdicional desta Corte de Contas, pois os gestores públicos dificilmente aceitarão o julgamento de suas contas por um órgão fiscalizatório que possui, como um de seus membros, um investigado pelo recebimento de propina, pela prática de lavagem de dinheiro, além de outros ilícitos penais", diz o texto entregue pelo dirigente estadual do Democratas.

Fonte: Bocão News.